Fundo Social de Solidariedade - Quarta-feira, 31 de Maio de 2023

XIV Conferência de Assistência Social do município de Pompeia terá como tema central: "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos"

Promovendo a participação e o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)

No próximo dia 05 de junho, acontecerá será a XIV Conferência de Assistência Social, um evento de grande importância para a comunidade e para aqueles envolvidos na promoção dos direitos socioassistenciais. Com o tema central "Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos", a conferência promete trazer discussões relevantes sobre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e suas perspectivas futuras.

A palestra será ministrada pela renomada Profª. Dra. Walkíria Rodrigues Duarte, reconhecida por suas contribuições acadêmicas e experiência na área. O evento será realizado nas dependências da IDF "Chieko Nishimura" e terá início às 7h30.

Ao longo da conferência, serão abordados cinco eixos fundamentais para a discussão e o aprimoramento do SUAS.

Eixo 1 - Financiamento: Um aspecto essencial para a efetividade do SUAS é a garantia de um financiamento adequado. Neste eixo, serão debatidas estratégias que envolvem o financiamento e o orçamento de natureza obrigatória, com o intuito de promover uma gestão comprometida e responsável dos entes federativos. Serão levadas em consideração as especificidades regionais do país, a fim de garantir uma assistência social de qualidade para todos os cidadãos.

Eixo 2 - Controle Social: A participação ativa da sociedade é um pilar fundamental para o fortalecimento do SUAS. Por isso, este eixo visa a qualificação e a estruturação das instâncias de Controle Social, por meio de diretrizes democráticas e participativas. Serão discutidas formas de ampliar a participação da comunidade na formulação e implementação das políticas socioassistenciais.

Eixo 3 - Articulação entre segmentos: A participação social no SUAS não se restringe apenas a determinados grupos, mas deve ser ampliada para abranger diversos segmentos da sociedade. Este eixo buscará potencializar a participação e a integração entre organizações não governamentais, conselhos de direitos, trabalhadores da assistência social, usuários e demais atores envolvidos, visando fortalecer o sistema como um todo.

Eixo 4 - Serviços, Programas e Projetos: A universalização do acesso aos serviços e a integração da oferta de direitos no SUAS são objetivos a serem alcançados. Neste eixo, serão apresentadas propostas e estratégias para aprimorar a qualidade e a abrangência dos serviços socioassistenciais, visando atender de forma efetiva às demandas da população.

Eixo 5 - Benefício e transferência de renda: Os benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda desempenham um papel crucial na proteção social. Durante a conferência, será destacada a importância desses benefícios como instrumentos de promoção da igualdade e como mecanismos de amparo para indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade. Serão discutidas formas de fortalecer e ampliar o acesso a esses benefícios, visando reduzir as desigualdades e promover uma sociedade mais justa e inclusiva.

Não perca a oportunidade de participar da XIII Conferência de Assistência Social. Junte-se a nós nessa jornada de reconstrução do SUAS e contribua para a construção de um sistema socioassistencial cada vez mais justo e efetivo. Sua presença e sua voz são essenciais para fortalecer os direitos socioassistenciais e promover uma sociedade mais justa e solidária.