O CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de Pompeia atende atualmente mais de 240 pacientes. Segundo a chefe de serviço da unidade, Aline Augusta Fernandes, o atendimento é dividido em três departamentos - tratamento intensivo, semi-intensivo e não intensivo.
O atendimento intensivo é diário e oferecido quando a pessoa se encontra com grave sofrimento psíquico, em situação de crise ou dificuldades intensas no convívio social e familiar, precisando de atenção contínua. No semi-intensivo, o usuário é atendido com menos frequência, quando o sofrimento e a desestruturação psíquica do indivíduo já estão mais controlados. O acompanhamento no CAPS melhora as possibilidades de relacionamento.
Já o atendimento não intensivo é oferecido quando a pessoa não precisa de suporte da equipe para conviver na sociedade e realizar suas atividades na família ou no trabalho.
“Também atendemos dependentes químicos. Nossos pacientes são acompanhados por psicólogas e psiquiatras. O CAPS é ‘porta aberta’, porque o paciente chega, passa por uma triagem e já tem um encaminhamento para o médico para o tratamento”, informa Aline.
Mais informações sobre o atendimento podem ser obtidas pelo telefone 3405-2805.
Pompeia