Saúde promove mutirão de exames de alta complexidade

Saúde - Domingo, 12 de Março de 2017


Saúde promove mutirão de exames de alta complexidade

A nova gestão do Departamento de Higiene e Saúde trabalha para regularizar a demanda por exames e consultas em Pompeia. A administração Tina Januário definiu a Saúde como sua prioridade número um e tem realizado todos os investimentos necessários para solucionar os problemas deixados pelo governo antecessor, apesar da dívida milionária e uma série de outras dificuldades herdadas. Em menos de três meses, a nova administração municipal providenciou a compra emergencial de diversos medicamentos para reabastecer as prateleiras da Farmácia Central de Medicamentos, colocou em dia os agendamentos e encaminhamentos de pacientes da saúde e agora realiza mutirões de exames de alta complexidade com o objetivo de zerar a fila de pacientes que aguardam por ressonâncias agnéticas e tomografias. Tais exames foram priorizados por serem necessários para diagnósticos de doenças graves.

Muitos pacientes estão aguardando por esses exames desde 2014. “Há 150 pessoas na fila para ressonâncias e 80 na fila por tomografias. Estamos realizando esses mutirões porque fizemos um levantamento e vimos que essa situação se arrasta há anos e decidimos que precisamos reverter esse quadro o mais rápido possível”. Segundo o Superintendente Rogério Teixeira Barbosa, o Pida, a expectativa é realizar 90 desses exames mais complexos ainda neste mês de março.

“Há doenças que não são diagnosticadas com o auxílio do raio x ou do ultrassom. Nesses casos são necessárias as ressonâncias magnéticas e as tomografias”, complementou. 

Neste sábado (11), 37 pacientes de Pompeia foram levados até Tupã para a realização de vinte e uma ressonâncias magnéticas e dezesseis tomografias. O mutirão prossegue no dia 23 com a realização de 10 exames Doppler Scan e continua no próximo sábado, dia 25 de março, com mais exames de alta complexidade.

Prefeitura


Pompeia