Mais da metade do público alvo da campanha de vacinação contra a gripe já foi imunizado até o momento, em Pompeia. Segundo balanço da Vigilância Epidemiológica, dos mais de 5700 moradores visados pelacampanha, cerca de 3870 procuraram as Unidades de Saúde para serem imunizados.
O número de vacinados corresponde a cerca de 66% do total de integrantes dos grupos prioritários, que inclui pessoas acima dos 60 anos, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, crianças entre seis meses e 5 anos de idade e pessoas com comorbidades (doenças crônicas respiratórias, do coração, com baixa imunidade, hipertensão, diabetes, entre outras).
Até agora, a adesão à campanha foi maior entre os idosos. Do total de imunizados, 2750 pessoas estão no grupo dos que tem mais de 60 anos – 76% dos idosos do município já foram imunizados. Já o grupo com menor número de imunizados é o das crianças (33%). Segundo especialistas da saúde, a baixa procura pela vacina tem relação com o fato de que, felizmente, nenhum caso de H1N1 foi registrado na região, neste ano. No ano passado a situação foi diferente. Nesse mesmo período, em 2016, já havia registros de cerca de715 casose 91 óbitos decorrentes da doença no Estado, o que causou uma corrida pelas doses até mesmo em clínicas particulares.
Responsável pelo setor de imunizações do DHS, Adriana Fernandes alertou sobre a baixa procura neste ano e recomenda que os moradores procurem as Unidades de Saúde até o dia 26 de maio, para garantirem suas vacinas e se prevenirem contra a transmissão da influenza e do H1N1, suas complicações e até óbitos.
Pompeia