A administração da prefeita Tina Januário iniciou 2018 com medidas importantes de incentivo a implantação de empreendimentos habitacionais de interesse social no município, com o objetivo de atender à demanda por moradias populares e reduzir o déficit habitacional que cresceu em Pompeia nos últimos anos.
Segundo a chefe do executivo, o novo programa municipal, que será lançado oficialmente no próximo dia 5 de março, às 14h, na Câmara Municipal de Pompeia, irá proporcionar a muitas famílias da cidade a oportunidade de adquirirem a sua moradia com benefícios do programa “Minha Casa Minha Vida” do Governo Federal, e outros benefícios do governo municipal. A primeira etapa do programa que será lançado no próximo dia 5 de março é o pré-cadastramento dos interessados. O evento de lançamento organizado pela Prefeitura deve contar com a presença de vereadores, empresários, da Caixa Econômica Federal e outros representantes da Sociedade Civil.
“Com as leis aprovadas pela Câmara, nós daremos andamento a esse projeto com bastante agilidade. Uma campanha será lançada na próxima semana convidando as famílias de Pompeia a darem o primeiro passo para a conquista da casa própria por meio do preenchimento de um pré-cadastro eletrônico. Assim, nós mapearemos as necessidades habitacionais da população, o que deve orientar o lançamento de futuros empreendimentos”, garantiu a prefeita Tina.
Para viabilizar a implantação de tais empreendimentos de interesse social, a Lei prevê a celebração de parcerias entre município e proprietários de terrenos, empreendedores, cooperativas, sindicatos, construtoras, incorporadoras, entidades e outras.
“Habitação é prioridade. Por isso estamos empenhados em atender à demanda por moradias populares, que beneficiará em especial a população de baixa renda. Para isso vamos empreender esforços conjuntos com a iniciativa privada para viabilizar a construção dessas casas e também de um condomínio fechado, com preços acessíveis e benefícios do programa “Minha Casa, Minha Vida”, além daqueles concedidos pelo nosso programa municipal”, comentou a prefeita Tina.
Déficit habitacional
A demanda reprimida por moradias populares em Pompeia aumentou muito nos oito anos de governo do ex-prefeito Oscar Yasuda. O motivo é o fato de a antiga administração não ter conquistado casas do Programa Minha Casa, Minha Vida, com o governo federal, ou casas da CDHU, com o governo estadual.
Administrações anteriores, como a do ex-prefeito Álvaro “Vinho” Januário, se notabilizaram pelos números significativos na área da habitação. Três vezes prefeito, Vinho entregou em torno de 70 casas gratuitas do sistema embrião, no Jardim Primavera, construídas com recursos próprios, em 1993. No Jardim Olmira Pereira de Carvalho foram cerca de 288 moradias. No Odilon, houve a conquista de outras 62 casas documentadas junto à CDHU. Mais tarde houve a entrega de mais 373 casas no Jardim José Januário, além da compra e do sorteio dos 100 terrenos de Paulópolis.
Pompeia