Os mais de dois mil alunos da rede municipal de Educação de Pompeia são atendidos semanalmente por psicólogos do Município. O trabalho desenvolvido nas seis escolas municipais é realizado por meio de atendimentos em grupos pequenos, atendendo a recomendação do Conselho Federal de Psicologia. Identificada a necessidade de atendimento individualizado, os psicólogos realizam a triagem por solicitação do professor e encaminham a criança ou adolescente para a psicoterapia que é realizada nas Unidades de Saúde ou na Secretaria da Educação.
Além disso há uma atenção especial voltada a família, por meio de palestras, orientações e reuniões em grupo. Professores e funcionários também são atendidos. A ideia é priorizar uma abordagem mais sistêmica, psicossocial, procurando entender todo o contexto em que o aluno está inserido, de forma ampla, entendendo seu aspecto adaptativo para que ele possa se desenvolver.
Segundo os psicólogos, o trabalho realizado em Pompeia é muito importante pois problemas familiares e psicológicos podem prejudicar o processo de aprendizagem. O acompanhamento semanal nas escolas permite o desenvolvimento de um trabalho preventivo com os alunos. Além disso, é possível identificar problemas em estágios iniciais quando a intervenção profissional é mais rapidamente assimilada. Ainda de acordo com os psicólogos, transtornos de déficit de atenção, hiperatividade e ansiedade são alguns dos mais comumente identificados nas crianças e adolescentes, mas o trabalho é realizado com a preocupação de não patologizar os quadros identificados nos alunos, buscando compreender e identificar as raízes psicossociais de sintomas e comportamentos inadequados para um tratamento mais eficaz.
Participaram da reunião as psicólogas Marcela da Costa Garcia, Camila Peloi Canhoto, Alini Valoto, Patrícia Alves Faia e Jhonny de Oliveira. A articulação entre psicólogos de diferentes setores da administração municipal busca alinhar as abordagens e trocar informações importantes para os atendimentos.
Pompeia