Representantes de diversos setores da sociedade participam de reunião do projeto “Pompeia da Próxima Década”

Desenvolvimento Urbano - Segunda-feira, 21 de Maio de 2018


Representantes de diversos setores da sociedade participam de reunião do projeto “Pompeia da Próxima Década”

A primeira reunião preparatória do projeto “Pompeia da Próxima Década” foi realizada na Câmara Municipal, no último sábado (19). Líderes de diferentes setores da sociedade e representantes do governo deram início a uma articulação que visa preparar o Município para o seu centenário. A iniciativa apresentada pela prefeita Tina Januário tem a intenção de aproximar colaboradores e promover parcerias em torno de agendas e políticas públicas que ajudem o Município a avançar de forma concreta em direção a um futuro de desenvolvimento e modernidade por meio do diálogo com a sociedade, sustentabilidade e bom emprego da tecnologia.

 

 

O encontro introduziu a discussão sobre temas como gestão estratégica e tecnológica, governança compartilhada e desenvolvimento sustentável, com destaque para alguns desafios como otimizar processos por meio de investimentos em organização e tecnologia, investir na colaboração digital e em novas formas de relação com a sociedade e assegurar padrões de produção e consumo sustentáveis. A prefeita Tina Januário lembrou que Pompeia possui alguns planos municipais, como o Plano Municipal de Educação, o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, e o próprio Plano Diretor, criado no ano passado – de caráter diagnóstico e normativo. “O projeto ‘Pompeia da Próxima Década’ deve ser um passo adiante, mais prático e menos teórico. A ideia dessa articulação com a sociedade é implementar programas que se tornem parte do cotidiano da população e que tenham efeitos práticos”, comentou.

O diretor da Jacto e professor da Fatec, Dr. Tsen Chung Kang, parabenizou a iniciativa do governo municipal e comentou o avanço do Município rumo a formação de um polo tecnológico, com estímulo à criação e desenvolvimento de start ups. Ele enalteceu a parceria entre a Prefeitura e a Faculdade de Tecnologia – FATEC “Shunji Nishimura”, que já tem permitido o desenvolvimento de soluções inteligentes para problemas reais da cidade, que logo estarão à disposição da população. Já o diretor do Senai, Prof. Ronaldo Sotrate Júnior, enalteceu a iniciativa do governo de dialogar e se articular com a sociedade. Ele lembrou que uma sociedade forte e mobilizada é fundamental para o avanço do Município. O diretor da Fundação Shunji Nishimura, Alberto Issamu Honda, também saudou a prefeita Tina pela iniciativa de envolver toda a comunidade em um projeto de longo prazo, compartilhando uma visão de futuro. Um dos representantes do Poder Público presentes a reunião, o Superintendente do DHS de Pompeia, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, enfatizou a importância de que os presentes a primeira reunião se tornem multiplicadores da ideia, convidando mais colaboradores para as próximas reuniões.

 

 

Também participaram da reunião o diretor da FATEC, Prof. Dr. Carlos Eduardo de Mendonça Otoboni; a diretora do Centro de Assistência Social Nossa Senhora de Fátima, Irmã Solange Machry; o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Pompeia, Rinaldo José Traskine; representantes da Associação Cultural e Esportiva de Pompeia – ACEP; a Coordenadora do Polo Pompeia do Projeto Guri, Eloisa Cremon; representantes da cooperativa Sicred; a diretora da Câmara Municipal de Pompeia, Juliana Zanquetin Silva Chicarelli; os vereadores Rodolfo Marino, Adriana Borrasca, Carlos Rogério Barbosa e José Pereira; o Secretário Municipal de Planejamento, Rogério Monteiro de Barros; o responsável pela Secretária Municipal da Educação e Cultura, Adriano Nascimento; diretoras da rede municipal de educação; o responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Giovani Bertoni; o chefe da Divisão de Serviços Urbanos da Prefeitura, Cícero José dos Santos; a Chefe de Gabinete da Prefeitura, Helen Quintino; dentre outros cidadãos.

Prefeitura


Pompeia