O grupo de taikô “Kaminari Wadaiko” de Tupã vai se apresentar neste sábado (28), a partir das 16h, na Praça das Cerejeiras em Pompeia, integrando as festividades de 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
O evento está sendo organizado pela Acep (Associação Cultural e Esportiva de Pompeia), o popular “Kaikan”, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. A abertura da programação ocorre às 16h, na praça.
De acordo com a cultura da colônia japonesa, taikô é um instrumento de percussão que significa “grande tambor”, que deve ser tocado com a mão ou com o uso de uma baqueta e exige do músico a habilidade rítmica e o preparo físico.
Tupã significa “Deus” no idioma tupi-guarani e “Kaminari” tem o significado de “Trovão”, logo o grupo de taikô “Kaminari” de Tupã é relativo à “Deus do Trovão”. Público de Pompeia poderá conferir uma linda apresentação neste sábado.
Segundo o responsável pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Adriano Nascimento, a colônia japonesa em Pompeia é responsável pelo desenvolvimento econômico e social do Município. “Parabenizo a Acep pela iniciativa e agradeço ao grupo de Tupã por aceitar nosso convite nesta data tão importante para a cultura local”, conclui.
Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @kaminariwadaikotupa.
Pompeia