Pompeia realiza descarte ecológico de quase 1400 pneus

Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 01 de Fevereiro de 2019


Pompeia realiza descarte ecológico de quase 1400 pneus

A administração da prefeita Tina Januário promoveu em 2018 o descarte ecológico de cerca de 1400 pneus inservíveis que após a reciclagem podem virar diversos materiais úteis. No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento. Outros usos são na fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas e pisos industriais, além de tapetes para automóveis. Há estudos para a utilização de pneus como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos. Em Pompeia, esse descarte tem sido realizado periodicamente desde o início da administração Tina Januário e certificado pelo Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis, da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), que atesta a correta destinação dos pneus.

Borracharias e bicicletarias da cidade são orientadas pela Prefeitura para que modifiquem seu sistema de descarte, seguindo as regras da boa gestão ambiental. “Os pneus são trazidos ao pátio da Prefeitura, para um lugar fechado e coberto, onde não há risco de proliferação de mosquitos transmissores de doenças. Nossa equipe de coleta também vasculhou todos os terrenos baldios da cidade em busca de pneus descartados de maneira incorreta no passado”, comenta o responsável pela divisão de Meio Ambiente da Prefeitura, Giovani Bertoni.

Um dos objetivos da nova gestão é aliar preservação ambiental e desenvolvimento sustentável por meio de campanhas de conscientização, educação ambiental e fiscalização de atividades potencialmente poluidoras. Projetos de arborização, coleta seletiva e reciclagem tem atenção especial do novo governo que busca firmar a marca “Pompeia Sustentável”, como símbolo do pioneirismo da cidade na adoção de uma cultura de sustentabilidade.

Pompeia foi uma das primeiras cidades do país a operar um programa municipal de coleta seletiva, em 2005. Ainda hoje, apenas 20% dos municípios do Brasil desenvolvem esse trabalho ambiental, e a nossa cidade integra esse grupo. Graças ao trabalho de vanguarda iniciado em 2005 e mantido desde então, a cultura da sustentabilidade se enraizou. Em parceria com a Associação dos Agentes Ambientais de Pompeia, são coletadas, atualmente, cerca de 25 toneladas de material reciclável por mês no município.

Segundo a Prefeita Tina Januário, a boa gestão ambiental irá melhorar a qualidade de vida da população e novas ações estão sendo planejadas para dar novo impulso à consciência ambiental na cidade. “Quando nós cuidamos do meio ambiente, quando valorizamos as áreas verdes urbanas, a qualidade do ar melhora, a qualidade da água melhora. Quando fazemos uma boa gestão de resíduos sólidos, diminuímos a poluição visual e o mau cheiro que o lixo causa, então a cidade fica mais bonita e agradável”, destacou.

Qualquer munícipe pode levar pneus usados para o pátio da Prefeitura e mais informações sobre o assunto são obtidas pelo telefone 3405-1501.

Prefeitura


Pompeia