DHS dá início às atividades da Campanha “Outubro Rosa 2019”

Saúde - Terça-feira, 01 de Outubro de 2019


DHS dá início às atividades da Campanha “Outubro Rosa 2019”

O Departamento de Higiene e Saúde de Pompeia inicia nesta terça (1) as ações de conscientização relativas à saúde da mulher na campanha “Outubro Rosa 2019”. Durante todo o mês, as Unidades de Saúde da Família (USFs) do Município terão uma programação diferenciada com várias atividades direcionadas aos cuidados preventivos referentes ao câncer de mama e de colo de útero. Nesse período, serão reforçados os exames preventivos ginecológicos e clínicos de mamas. A programação também visa intensificar as orientações e serviços de saúde buscando a melhoria da qualidade de vida, em especial, das mulheres.

De acordo com o superintendente do DHS, Rogério Teixeira Barbosa “Pida”, a iniciativa fortalece as ações já desenvolvidas na rotina das Unidades em prol da promoção e prevenção da saúde para as mulheres. “O cuidado da mulher deve ser contínuo, em todos os meses do ano. Durante a campanha, estaremos potencializando esse chamamento, com oferta para a prevenção, para que as mulheres procurem sua Unidade de referência, participem e se previnam”, disse.

Pida também mencionou o funcionamento das sete Unidades de Saúde no período noturno, em dias alternados na semana. “As Unidades de Saúde estarão abertas para atendimento de mulheres que trabalham durante o dia. O horário previsto será das 17 às 20 horas, com agenda ainda a definir”, concluiu. Serão realizadas coleta de preventivo de câncer de mama e uterino, testagem rápida para Hepatites B e C, sífilis e HIV.

Para a coordenadora da Promoção em Saúde e a coordenadora do Programa Saúde da Família, Gislaine Souza e Adriana Fernandes Parra, a abordagem dos temas voltados à saúde da mulher é essencial para que este público possa adquirir os hábitos de autocuidado e de procura pelos serviços de saúde regularmente. “A importância da campanha Outubro Rosa é estimular as mulheres não somente durante o mês de outubro, mas sim durante todo o ano, com relação ao autocuidado. Por isso estamos elaborando atividades na rotina das Unidades e em horários diferenciados para buscar este público feminino, principalmente as mulheres que trabalham fora”, comentaram.

A prefeita Tina Januário também manifestou seu apoio a campanha. “As mulheres precisam se cuidar. Esta campanha demonstra a preocupação e o esforço do Município em proporcionar assistência e saúde para as mulheres pompeianas”, disse.

Prefeitura


Pompeia