Governo Municipal garante subvenção de quase R$ 1,5 milhão para a Santa Casa de Pompeia, em 2020

Saúde - Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2020


Governo Municipal garante subvenção de quase R$ 1,5 milhão para a Santa Casa de Pompeia, em 2020

A Santa Casa de Pompeia vive um momento de evolução. O cenário da entidade mudou drasticamente do início de 2019 para os primeiros dias de 2020. Em 2018, a entidade esteve na iminência de fechar as portas, devido a uma grave crise financeira. Em 2019, com um choque de gestão, parceria com a Prefeitura e iniciativa privada, a Santa Casa de Pompeia conseguiu reformar diversos leitos, manter os estoques de medicamentos abastecidos e retomar bons serviços prestados para a população.  Em 2020, a entidade seguirá avançando com o apoio do governo municipal que já garantiu subvenção de quase 1 milhão e quinhentos mil reais. O valor foi anunciado pela prefeita Tina Januário em reunião com o provedor Edson Basílio, na manhã desta quinta-feira (9).

E o apoio da Prefeitura vai além da grande, garantida para o ano de 2020. O governo municipal também auxilia a Santa Casa custeando alguns profissionais, incluindo alguns médicos, como o Dr. Melges, e trabalha junto a equipe do Hospital em projetos de médio e longo prazo como o da construção de uma nova sala de emergência para a entidade.

Outra parceria importante da Santa Casa de Pompeia é com a iniciativa privada. Entre as sociedades bem-sucedidas está a realizada com a Clínica Imagem, um dos maiores centros de diagnósticos de imagem da região, cujos serviços e tecnologia eram oferecidos até então apenas em Tupã. A parceria proporcionou aparelhos e estrutura de ponta na Santa Casa para exames de raio-x, ultrassom e mamografia com imagens de alta resolução e mais agilidade aos pompeianos. Além disso, os serviços de endoscopia e colonoscopia serão retomados e novos atendimentos de tomografia iniciados. Com isso os moradores de Pompeia não precisam se deslocar para cidades vizinhas em busca de atendimento.

O Pronto Socorro também foi remodelado com banheiros adaptados para deficientes físicos, novos computadores, televisor, “Espaço Kids”, e uma das alas de internação teve sua reforma concluída com quartos totalmente novos, camas elétricas, poltronas e televisores.  

“A Santa Casa vai bem e vai crescer. Com o apoio de empresários e do governo municipal, nós temos um quadro de profissionais muito qualificados e que só melhora, com novas contratações, temos uma boa estrutura, que está sendo aperfeiçoada, inclusive com a criação de consultórios de atendimento, e bons equipamentos. Por todo este apoio, a Santa Casa de Pompeia está de pé e terá grandes novidades para 2020”, disse o provedor Edson Basílio.

Atualmente, a entidade pompeiana está na contramão das Santa Casas do Brasil. Enquanto centenas chegaram a fechar as portas por algum tempo, como a Santa Casa de Cuiabá no Mato Grosso, ou paralisar serviços, como em Porto Alegre no Rio Grande do Sul, o hospital administrado por voluntários em Pompeia se reergueu, se reestruturou e vive um grande momento.

A campanha “Adote a nossa Santa Casa de Pompeia você também” permite que os cidadãos possam doar qualquer valor para a entidade por depósito bancário (Banco do Brasil, Agência 0328-X e Conta 100235-X), na secretaria da instituição ou pelo site: https://www.santacasapompeia.org.br/.

Prefeitura


Pompeia