Conselheiros Tutelares tomam posse em cerimônia na Câmara Municipal

Assistência Social - Sexta-feira, 10 de Janeiro de 2020


Conselheiros Tutelares tomam posse em cerimônia na Câmara Municipal

Os cinco candidatos mais votados na eleição para o Conselho Tutelar de Pompeia, realizada em outubro do ano passado, foram nomeados e empossados pela prefeita Tina Januário nesta sexta-feira, dia 10 de janeiro de 2020, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de Pompeia. O mandato dos conselheiros é de 4 anos, permitida recondução, por novos processos de escolha.

Os novos conselheiros tutelares de Pompeia são: Angelisa Bonacasata Bighetti Trambaiolli, Fernanda Nunho de Oliveira, Nelisa da Silva Rombi, Érica Vieira de Souza Silva e Lucas Baldacini. Ao todo, 9 candidatos disputaram o voto popular após passarem por rigorosa seleção, que envolveu prova escrita e comprovação de experiência na área da infância e da adolescência, além de comprovantes de ficha criminal sem registros. Além dos 5 conselheiros empossados, seus suplentes também participaram da cerimônia, que foi prestigiada por familiares, amigos, representantes de entidades assistenciais e autoridades. Fizeram uso da palavra a Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Graziele Cristina Martins da Silva, o Presidente da Câmara de Pompeia, Marcio Rogério Caffer, a Secretária Municipal da Assistência Social, Cláudia Gomes Bento e a prefeita Tina Januário.

Em seu discurso, a prefeita Tina Januário exaltou a missão dos novos conselheiros. “Vocês não estão aqui por acaso, ou só porque foram inteligentes e passaram em uma prova. Estão aqui porque as pessoas estão confiando em vocês. Assim como nós, políticos. Nossa missão é trabalhar por uma cidade melhor, para melhorar a vida das pessoas. E é muito gratificante quando olhamos e vemos os avanços, a evolução, o desenvolvimento da cidade como um todo e de muitos cidadãos, particularmente. Ao longo da minha vida, tive o privilégio de visitar muitas pessoas, de ajudar muitas pessoas. Houve um tempo, quando fui Presidente do Fundo Social, que era difícil ter um dia em que eu não fizesse pelo menos 20 visitas. Naquela época não havia ainda o Conselho Tutelar. Vivemos muitas situações, algumas tristes, mas muitas vezes conseguimos ajudar. Hoje, graças a Deus, a situação é melhor. Temos mais creches, mais escolas, mais postos de saúde, muitos projetos sociais. Mas é fundamental sempre se importar com as pessoas, respeitar e querer ajudar”, discursou a prefeita.

O Conselho Tutelar funciona diariamente, inclusive nos finais de semana e feriados, vinte e quatro horas por dia, em atendimento ordinário e em atendimento de plantão. Os conselheiros têm como função zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes, bem como acompanhar os menores em situação de risco e decidir, em conjunto, medidas de proteção. O número fixo do Conselho é 3452-4888 e o número de telefone de plantão é o (14) 99727-8125.

Prefeitura


Pompeia