Durante a quarentena, alunos da rede municipal de Pompeia contam com apostilas de exercícios e desenvolvem atividades em casa

Educação - Terça-feira, 05 de Maio de 2020


Durante a quarentena, alunos da rede municipal de Pompeia contam com apostilas de exercícios e desenvolvem atividades em casa

Com a pandemia do novo Coronavírus, as aulas da rede municipal de Pompeia estão suspensas desde o dia 18 de março. Apesar da paralisação, os alunos seguem em ritmo intenso de aprendizagem. O processo adotado pela Secretaria da Educação da Prefeitura de Pompeia envolve atividades desenvolvidas por professores com a distribuição de apostilas e o uso da tecnologia para a comunicação entre os profissionais da educação e familiares.

“Nós, da Secretaria da Educação, sempre nos preocupamos e trabalhamos com responsabilidade para garantir a aprendizagem dos nossos alunos, visando contemplar as expectativas e habilidades exigidas pelo Currículo Paulista, que está atrelado à Base Nacional Comum Curricular. Diante disso, logo que houve a suspensão das atividades escolares, a Secretaria da Educação juntamente com professores e a equipe de suporte pedagógico elaborou apostilas com atividades que contemplam habilidades de cada ano, de cada aluno, inclusive da educação infantil. Atendendo as especificidades de cada aluno”, disse Adriano Nascimento, gestor da Educação.

Os alunos desenvolvem as atividades da apostila em suas residências com o auxílio dos pais e responsáveis, que por sua vez, contam com o suporte dos professores por meio de aplicativo de mensagens. A cada semana, a apostila é atualizada com novas atividades e lições.

“Depois que nós entregamos a apostila para os pais, temos todo dia o contato através do WhatsApp. Não tem dia, de segunda a domingo, estamos em contato com os pais, pois na hora que estão fazendo a atividade entram em contato com a gente sobre alguma dificuldade. Depois que os alunos fazem a atividade diária, eu faço na minha apostila a correção com o resultado e entrego para eles. Aí os pais com os alunos fazem a correção para ver se acertaram as questões propostas”, comentou a professora Sonia Barbosa Bertolla de Souza, do 4º ano da EMEF “Orlando Cassaro”.

O novo método, que contempla todos os alunos da rede municipal, aumentou o elo entre a família e a escola, e conquistou elogios dos responsáveis envolvidos na missão de manter a aprendizagem dos seus filhos neste momento de pandemia.

“Ela está aprendendo muito bem com o que a professora está passando. Está evoluindo. A gente acompanha, tiro foto, envio para a professora as tarefas, as atividades e ela avalia pra gente. Sempre ela explica, às vezes ficamos com dúvidas e ela esclarece”, disse Monique Borges, mãe da aluna Helena.

O conteúdo abordado nas apostilas acompanha o planejamento traçado pelos professores, dando sequência às atividades que já vinham sendo aplicadas em sala de aula.

“Acho que não estão tendo prejuízo em termos de aprendizado, pois o que já estava sendo trabalhado em sala de aula eles estão trabalhando em casa, com atividades renovadas. E como gravamos os vídeos, eles entendem bem como as atividades devem ser feitas”, relatou Sueli Escorce, professora do Pré I do CEMEI “Maria Stella de Carvalho Lacombe”.

Com saudade da rotina escolar, os alunos aprofundam os conhecimentos com o novo método: “Sinto muita falta da minha professora. Com os materiais eu passo a minha saudade. Sinto que estou na minha escola”, revelou Ester Gomes de Melo, aluna da EMEF de Pompeia.

Prefeitura


Pompeia