Livros “Volta às aulas, e agora?” são destinados para a Secretaria da Educação pelo Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”

Educação - Quinta-feira, 25 de Fevereiro de 2021


Livros “Volta às aulas, e agora?” são destinados para a Secretaria da Educação pelo Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Pompeia recebeu diversas unidades do livro “Volta às aulas, e agora?”, da pedagoga Iolene Lima, que serão distribuídos para os professores e todos os alunos da rede municipal de ensino. A aquisição é fruto da parceria com o Instituto de Desenvolvimento Familiar “Chieko Nishimura”, que cedeu os livros para o Município em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira (25) com a presença do sr. Jorge Nishimura, curador da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, Adriano Aparecido, gestor da Educação, coordenadoras da pasta na rede municipal, representantes do IDF e do Colégio Shunji Nishimura.  

O livro conta a experiência de uma criança durante a pandemia com as mudanças impostas pelo novo Coronavírus. Além de apresentar de forma lúdica os protocolos que devem ser adotados na volta às aulas, o livro aborda as questões emocionais relacionadas ao isolamento social. A obra tem linguagem de fácil entendimento e muitas ilustrações.

“As crianças estão ‘sofrendo’ por conta dessa contingência não só de saúde quanto também das questões sociais. Quando eu vi esse processo todo e esse longo período de crianças fora do ambiente escolar com as escolas fechadas, pensei: precisamos, como educadores, fazer algo mais concreto, fazer com que a informação chegue às crianças de uma forma mais concisa e baseada em fatos científicos. Então, tudo que tem no livro, do ponto de vista de protocolos sanitários, está baseado no que a OMS diz, está baseado na Sociedade Brasileira de Pediatria, tudo escrito com um vocabulário simples, de fácil acesso, de fácil entendimento, que vai ser entendido pelas crianças e pelos pais”, disse a pedagoga Iolene Lima, que já ocupou o cargo de Secretária Executiva no Ministério da Educação.

O livro “Volta às aulas, e agora?” já alcançou 18 estados do Brasil pela rede privada, sendo que Pompeia é a primeira cidade que utilizará este livro na rede pública. Segundo o planejamento da Secretaria de Educação, o livro será uma das principais referências para as atividades que serão desenvolvidas com os alunos nas primeiras semanas de aula, período de readaptação.

Prefeitura


Pompeia