Rede de Educação encerra semestre com Festas Juninas online

Educação - Segunda-feira, 28 de Junho de 2021


Rede de Educação encerra semestre com Festas Juninas online

Pelo segundo ano, a pandemia do novo Coronavírus tem forçado a adaptação de professores, alunos e familiares à realidade do ensino remoto. Mas mesmo com as dificuldades do distanciamento social, eventos tradicionais como as festas juninas, não deixam de ser realizadas. Para a Secretaria da Educação, o esforço para organizar as festas e mobilizar tanto alunos quanto pais é muito importante para que a dimensão da sociabilidade não se perca na pandemia.

A Professora Ana Claudia Ribeiro Nunes, do CEMEI Sonho de Criança, turma Pré 1 B da manhã, contou que apesar da distância física, o evento foi muito bem-sucedido, com muito envolvimento dos pais e familiares.

“A maioria dos alunos e suas famílias participaram, incluindo pais, avós, tios. Foi uma festa junina linda, mesmo que online com a participação da família como um todo. Tive um retorno muito positivo através de fotos e depoimento dos pais. A experiência foi muito válida, pois houve a socialização entre as crianças e a interação entre as famílias, o que nós queríamos proporcionar, justamente. Realizamos a pescaria, o ‘tomba lata’, brincadeiras de adivinhações juninas, a tradicional quadrilha, tudo isso com as famílias participando e se divertindo em suas casas”, comentou a professora.

O relato dela é confirmado pelo da mãe da pequena Bianca, sua aluna. “Bianca amou a festa pois ela adora festa junina. Os professores foram muito bem pois deram as coordenadas certas para que a festa fosse um sucesso. Foram realizadas a pescaria e a brincadeira de derrubar os copos. A volta às aulas está sendo esperada com grande expectativa. Bianca não vê a hora de voltar para rever os amigos e a Professora. As aulas online são ótimas a professora interage com as crianças e faz as atividades junto com a criança está sendo ótimo”, contou Elaine Cristina Ribeiro Barbosa.

A festa da turma Pré II D, da Professora Rita de Cássia de Souza Ribeiro Silva, do CEMEI Sonho de Criança, ocorreu na última sexta-feira, dia 25, pelo Google Meet. “A Participação foi muito boa. As famílias participaram e fizeram vários comentários positivos sobre a festa. Prepararam os cantinhos juninos com muito capricho e carinho. Foi muito gratificante. Encerramos a semana com muita alegria, diversão, comidas típicas, danças e brincadeiras. Nosso objetivo principal foi contribuir para a socialização das crianças e trazer um momento de descontração, que ficará guardado para sempre no coração e nas memórias delas”, comentou a professora.

O Secretário Adriano Nascimento ressaltou que algumas turmas ainda irão realizar suas festas, mas já fez um balanço muito positivo dos eventos online.

“Seguimos realizando as tradicionais festas juninas. É um período muito importante de valorização da cultura local, regional e nacional. As crianças aguardaram por esse momento durante todo o semestre e inclusive muitas solicitaram a realização das festas nas aulas online. Já estava na nossa programação, mas achamos interessante essa reivindicação dos alunos. Gostaria de parabenizar as famílias pela participação em massa nas festas. Os professores se reinventam a cada dia, se adaptam a realidade do online, fazendo gincanas, premiações, estimulando os alunos, e os pais da mesma forma correspondem com muito empenho. As decorações ficaram muito bonitas, foi muito bacana ver as famílias vestidas com os trajes típicos. Ficamos muito felizes, mas esperamos que no que vem, com todos vacinados, voltemos a realizar as festas presenciais, como todos gostamos”, afirmou o Secretário Adriano Nascimento.

Prefeitura


Pompeia