Secretaria da Educação finaliza documento do novo Currículo Municipal com novidades em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos

Educação - Quarta-feira, 30 de Junho de 2021


Secretaria da Educação finaliza documento do novo Currículo Municipal com novidades em relação ao desenvolvimento de competências e habilidades dos alunos

Com um trabalho minucioso e organizado pelos educadores do município, o novo Currículo Municipal de Educação, que estabelece os objetivos, competências e habilidades de aprendizagem para os estudantes da rede, segue para a sua fase final com a revisão, edição, publicação e divulgação prevista para o segundo semestre do ano letivo, por conta da pandemia do novo Coronavírus.

A elaboração do plano se iniciou em 2019 com reuniões entre o Núcleo Pedagógico e o gestor da educação Adriano Nascimento para a definição das etapas de produção, e posteriormente com os professores para a elaboração dos materiais, discussão de estratégias e organização dos recursos disponíveis. O novo currículo segue as atualizações e adequações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com isso exigiu estudos profundos dos professores da rede municipal.

“A principal preocupação da equipe da educação durante a elaboração do Currículo Municipal foi atender às modificações exigidas pela BNCC sem que o nosso município perdesse a sua identidade educacional ou se sentisse engessado para investir em inovações que pudessem acontecer futuramente. Por esse motivo, o secretário Adriano fez questão de que todos os professores participassem de sua elaboração desde o início e acompanhassem todo o processo de discussão durante sua construção, fazendo todas as modificações necessárias”, disse Raquel Relvas, coordenadora de programas da Secretaria Municipal de Educação.

O novo Currículo Municipal traz evoluções e novidades em relação as competências e habilidades no sentido de valorizar os avanços durante o processo escolar e coloca os alunos como protagonistas no processo de aprendizagem.

No IDEB de 2019, a educação pompeiana conquistou a nota 7.5, a maior da história do Município, que o classificou entre os 90 melhores do Brasil no quesito.

“O Currículo Municipal intensifica um novo olhar para a Educação de Pompeia, visando garantir a melhoria da qualidade de ensino, norteando as aprendizagens e subsidiando os professores em sua ação diária para que as informações sejam transformadas em conhecimento e efetiva aprendizagem. E, para que assim, Pompeia continue sendo referência de Educação pública de qualidade”, completou Relvas.

Prefeitura


Pompeia