O diretor de atendimento habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin, e o diretor técnico, Aguinaldo Quintana, receberam na tarde desta quinta-feira (12) na Secretaria da Habitação do Governo do Estado a prefeita Tina de Pompeia, que viajou até a capital para formalizar a solicitação para que a obra das 40 casas do Jardim Primavera, interrompida durante a antiga administração municipal, fosse retomada e concluída pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano de São Paulo. A ótima notícia para os pompeianos é que a chefe do executivo municipal foi bem-sucedida e conseguiu a garantia de que o Estado em breve iniciará o processo de licitação para que ainda neste ano já esteja trabalhando na conclusão das 40 unidades habitacionais. Hercolin fez questão de destacar o esforço da prefeita que em suas palavras “lutou muito” e com muita seriedade para que essa solução fosse possível.
A expectativa para que o acordo fosse selado já era forte na quarta-feira, quando vereadores da base e a própria prefeita recepcionaram o gerente de obras da CDHU, Nelson Tanaka, e o supervisor de obras do consórcio gerenciador da CDHU, Ricardo Gargantini, que estiveram no local visitando casa por casa, terreno por terreno e conferindo as condições de infraestrutura. O Presidente da Câmara, Rogério Pida, os vereadores Cláudia Bento, Café, De Bolachinha, Rodolfo, Kadu, Jorginho e Plínio demonstraram entusiasmo com a possibilidade e também foram muito importantes para que a solução para o problema fosse encontrada. “Agradeço ao Governo do Estado, à Secretaria da Habitação, à CDHU, na pessoa do Marcelo Hercolin, sempre muito atencioso conosco e pronto a ajudar. Essa parceria é muito importante para nossa cidade. Destaco também o apoio institucional da Câmara que foi fundamental. Com tantos representantes eleitos presentes no local, demonstramos a importância do assunto para o Município. Agradeço aos vereadores Pida, Cláudia, Café, De, Rodolfo, Kady, Jorginho e Plínio. De fato, era um dos nossos desafios desde que assumimos. Encontramos diversas barreiras jurídicas pelo caminho, um problema complicado causado muito antes de sermos eleitos. Mas felizmente, hoje temos essa ótima notícia para a população. O que era um sonho, o que nós tanto queríamos, agora é realidade. Em breve aquele local será visto com alegria e alívio, com sensação de dever cumprido”, comentou a prefeita Tina.
O trâmite para a construção das moradias do extinto Programa “Minha Casa Minha Vida” no bairro Jardim Primavera teve início ainda em 2012, com convênio assinado pela antiga administração junto ao Governo Federal. A pendência na construção das casas, que deixaram de ser entregues pelo governo passado, se deu por impasse entre o Governo Federal e a Cobansa, financeira responsável diretamente pela contratação da construtora. Desde que tomou posse em janeiro de 2017, a prefeita Tina vinha cobrando do governo federal e da Cobansa uma solução urgente para o impasse e a retomada das obras, porque uma vez firmado o convênio com o governo federal, a Prefeitura se tornou impedida por lei de tomar para si a responsabilidade de gerir os recursos federais e dar andamento a obra. Por esse motivo a solução encontrada com o Governo do Estado de São Paulo é justamente comemorada.
Para que isso fosse possível, a atual administração investiu na pavimentação e na infraestrutura geral do loteamento, o que não foi feito pelo governo passado. Só no asfalto foram investidos cerca de R$ 300.000,00. Além disso, a atual administração também providenciou a estrutura de abastecimento de água e de saneamento, dentre outras coisas, cumprindo com as suas obrigações previstas no convênio com o governo federal. Esses investimentos tornaram a solicitação da prefeita Tina mais atrativa para a CDHU que em breve iniciará as obras.
Pompeia