Com um forte impacto cultural e educacional, o Projeto “Oficinas de Dança Afro-Brasileira nas Escolas Públicas de Pompeia” da Escola Heldt Arte & Dança, contemplado pela Lei Aldir Blanc com apoio da Prefeitura de Pompeia, foi premiado no concurso Prêmio Palmares de Arte, da Fundação Cultural Palmares, na categoria dança.
A ação, que levou ensinamentos sobre a cultura afro-brasileira e suas danças tradicionais, como o Jongo e o Samba de Coco para os alunos da E.E 17 de Setembro e E.E Cultura e Liberdade em novembro, competiu com 15 iniciativas no sudeste e foi uma das três selecionadas da região na premiação.
“É bem gratificante ser selecionada nesse prêmio. Foram somente três propostas da região sudeste escolhidas e ser uma dessas é ter um grande reconhecimento. Tivemos uma boa participação dos alunos nas oficinas. Esse processo de inscrição foi até o final de novembro. Enviamos a proposta com material que pedia o registro em vídeo. Essa era uma das exigências, pois comprava a realização das oficinas”, comentou Jaqueline Heldt, da Escola Heldt Arte & Dança.
O Prêmio Palmares teve como objetivo fortalecer as expressões culturais quilombolas e afro-brasileiras, valorizar e dar visibilidade às atividades culturais protagonizadas por negros e às estratégias de preservação de suas identidades culturais. Ao todo, 120 iniciativas de diferentes categorias protagonizadas por pretos e pardos foram premiadas.
Com o Prêmio Palmares de Arte, a Escola Heldt Arte & Dança recebeu uma contrapartida financeira para realizar apresentações e oficinas de danças afro-brasileiras em todas as escolas municipais e estaduais de Pompeia em 2022.
Pompeia