Apesar das chuvas intensas, Pompeia segue com estradas rurais transitáveis, sem pontes danificadas e sem riscos na zona urbana

Obras - Segunda-feira, 31 de Janeiro de 2022


Apesar das chuvas intensas, Pompeia segue com estradas rurais transitáveis, sem pontes danificadas e sem riscos na zona urbana

Os últimos dias foram de chuvas intensas e frequentes em Pompeia. De sexta a domingo, cerca de 135mm de chuva foram registrados na cidade, mas sem nenhum dano na zona urbana ou qualquer ocorrência registrada na zona rural em estradas, que seguem acessíveis e transitáveis, e pontes, que permanecem sem nenhum registro de dano. 

A falta de ocorrências após chuvas fortes é fruto do trabalho de prevenção realizado pela Prefeitura nos últimos anos. Atualmente, a cidade conta com equipes empenhadas na manutenção das estradas e pontes rurais para que sigam transitáveis diariamente, independente de intempéries. Além disso, as equipes mantem os locais preparados para que os produtores realizem o deslocamento com as máquinas e consigam efetuar a colheita de suas plantações sem nenhum risco ou atraso durante todo o ano. 

Nem sempre foi assim. Em 2016, a zona rural e urbana de Pompeia sofreu com as chuvas. A cidade registrou a queda de nove pontes e a danificação de seis, sendo 15 ocorrências em janeiro daquele ano. Em dezembro de 2015, um deslizamento de terra foi registrado na zona urbana, a Ponte do Fiori cedeu e permaneceu por diversos dias sem concerto ou acesso provisório. Mas em 2020, uma nova ponte de concreto foi construída no local pela nova administração municipal. 

Nos últimos três dias, a região também sofreu com as fortes chuvas. Em Garça, a SP-294 sofreu uma fissura de aproximadamente 40 metros no sentido leste/decrescente. Enquanto no sentido oeste/crescente uma fenda de 20 metros. O local foi interditado. 

A PRP-287, que liga Bastos à Rodovia Assis Chateubriand (SP-245), foi interditada após uma cratera partir a vicinal ao meio. Em Bauru, uma cratera também foi registrada nos dois sentidos da Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros. Jaú sofre com uma grande enchente que invadiu os imóveis e chegou até na altura das janelas das casas. 

Prefeitura


Pompeia