Dezenas de famílias de beneficiários do antigo programa “Minha Casa, Minha Vida” do Jd. Primavera se reuniram na noite desta terça-feira (22) no Clube JK com a prefeita Tina, o vice-prefeito França, o Secretário da Assistência Social, Lucas Baldacini, vereadores e o representante da construtora ECG, que será responsável por retomar e acabar a obra das 40 casas que ficaram abandonadas após impasses entre a antiga administração municipal e a financeira Cobansa, nos anos de 2014/2015. O encontro marcou o anúncio definitivo da solução para o problema que se arrastava há anos. Graças aos esforços da prefeita Tina, que realizou diversas viagens à Brasília e São Paulo buscando soluções para o impasse herdado de gestão anterior, e após diversas ações administrativas e jurídicas, Pompeia foi contemplada pelo Governo do Estado de São Paulo para ter o problema das casas inacabadas resolvido por meio de um investimento de mais de R$ 2 milhões e 700 mil, que envolve a contratação de uma Construtora muito bem avaliada para retomar as obras e adequar todas as casas ao padrão CDHU. O prazo estimado é de 8 meses ou menos e as obras devem começar nos próximos dias.
Os vereadores Rodolfo Marino, Rogério Teixeira Barbosa (Pida), Plínio, Kadu, Jorginho, Café e Cláudia prestigiaram a reunião e fizeram questão de trocar algumas palavras com os presentes. A tônica dos discursos foi a celebração do esforço bem-sucedido da prefeita, a alegria pela realização das famílias que em breve terão seus sonhos realizados e a satisfação por ver que com a solução desse problema, Pompeia supera uma das páginas tristes de sua história. O Presidente da Câmara, vereador Pida, concluiu desejando aos moradores que “não construam apenas uma casa, mas um lar, com respeito e dignidade”, discursou.
A prefeita Tina fez uso da palavra para compartilhar um pouco da emoção da conquista que considera uma das mais importantes do seu governo e enaltecer a colaboração de importantes parceiros da administração municipal em São Paulo, como o diretor de atendimento habitacional da Secretaria da Habitação, Marcelo Hercolin.
“Hoje olhando cada um de vocês, eu me lembro da época em que morava em uma casa de madeira. Até os 8 anos de idade o meu maior sonho era por forro na casa, não era nem ter a casa. O Primavera vai ficar muito lindo, assim que acabar a construção a gente quer urbanizar, deixar aquele local bem mais agradável para todos vocês. Já começamos a melhorar com o parquinho, um pouco mais de iluminação, mas queremos fazer muito mais. Sobre a empreiteira que ganhou a licitação do Governo do Estado para realizar a obra, a construtora ECG, eu ouvi muitos elogios lá na CDHU. Eu quero deixar registrado o nome do Marcelo Hercolin. A ajuda dele foi imprescindível, pois quando achei que não iria acontecer, chegou o Marcelo e me disse: Tina a CDHU me ligou e informou que vai acabar a construção destas casas. Naquele momento fiquei emocionada, pois sei como é importante para Pompeia e para cada um de vocês ter a casa própria, morar no que é de vocês. A obra será rápida, para vocês terem uma ideia, de 60 cidade, a primeira ordem de serviço para uma obra desse tipo foi para Pompeia, e isso é motivo de orgulho e satisfação. Eu assinei faz 10 dias e a construtora já está aqui hoje. Ressalto que vocês não terão prestação para pagar da casa, será totalmente isento. Também vamos providenciar as documentações e as casas serão padrão CDHU, com muita qualidade”, disse a chefe do Executivo Municipal.
De acordo com o projeto, as casas receberão a troca dos telhados, com estrutura metálica e cobertura com telha de barro, troca e instalação dos pisos cerâmicos, revestimento em azulejo no banheiro e na parede onde passam os canos da cozinha, instalação hidráulica e elétrica, troca das portas e janelas, além da pintura interna e externa padronizada.
Pompeia