Cerca de 20 alunos da Escola Estadual 17 de Setembro estiveram na Cozinha Piloto da Prefeitura de Pompeia na manhã desta sexta-feira (8), conhecendo as instalações e o processo de preparo das refeições servidas nas escolas do Município. A visita foi guiada pela equipe da Cozinha e supervisionada pelo professor Marcos Flarizo, responsável pela disciplina eletiva batizada de “Masterchef”, que visa abordar a culinária como instrumento pedagógico e de incentivo à alimentação saudável.
O aluno Jonatan Miguel, de 14 anos, contou que se surpreendeu bastante durante a visita. “Nunca tinha visto panelas de pressão tão grandes. E também não sabia que a comida que é servida na escola era feita aqui. Achei que ela vinha pronta de outra cidade, mas não, é tudo feito aqui, por funcionárias da Prefeitura”, comentou.
Já o estudante Pedro Gabriel do 9º ano disse estar gostando de aprender a cozinhar e conhecer algumas receitas práticas. “Eu achava que a comida era feita lá na escola mesmo, não sabia que vinha daqui da Cozinha Piloto. Os equipamentos são grandes, potentes e dá pra ver que há muito cuidado com a limpeza e o manuseio dos alimentos. Foi legal ver de perto”.
Incentivar a preocupação com a higiene, os cuidados para a preparação de alimentos e a alimentação saudável com ingredientes simples, são justamente os objetivos da disciplina eletiva, segundo o professor Marcos. Ele destacou que os alunos já estão realizando atividades práticas e chegaram até a preparar pratos de macarrão ao molho de queijo em uma das últimas aulas.
“Alguns ainda têm dificuldades, pela idade, alunos de 13 e 14 anos, que ainda não tem muito costume de preparar a própria alimentação, já que ainda contam com os pais, mas muitos estão se saindo muito bem e surpreendendo com a habilidade na cozinha”.
O prato preparado pela Cozinha Piloto nesta manhã para os alunos de Pompeia foi frango assado, salada de pepino, arroz e feijão.
Pompeia