Após sucesso da 1ª edição, Prefeitura de Pompeia confirma Feira Jovem em 2023

Juventude - Segunda-feira, 22 de Agosto de 2022


Após sucesso da 1ª edição, Prefeitura de Pompeia confirma Feira Jovem em 2023

A Prefeitura de Pompeia fez questão de marcar o Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto, com um grande evento para mais de 1400 estudantes, que contou com exposições de instituições educacionais e profissionalizantes, além de palestras sobre temas diversos no período da manhã e da tarde, na Arena Esportes & Eventos. A boa recepção da iniciativa já garantiu uma nova edição da feira para o ano que vem.

 

A 1ª Feira Jovem de Pompeia foi um sucesso, graças a iniciativa da Prefietura por meio de sua Secretaria Municipal da Juventude e ao engajamento de diversas instituições de ensino, públicas e particulares. A ideia foi apresentar oportunidades, abrir os horizontes e mostrar caminhos de sucesso para os jovens em fase escolar que têm pela frente decisões importantes a tomar. 

“Foi um evento extremamente positivo, conseguimos impactar 1400 jovens com oportunidades que eles podem ter aqui na região, através das Universidades, através de cursos técnicos aqui de Pompeia, através de instituições financeiras também para educar financeiramente eles, além das palestras. Trouxemos um pouco a mais do que é do conhecimento para ampliar os horizontes. Na parte da manhã, focamos mais na capacitação e na empregabilidade, ou seja, na busca por uma profissão e na capacitação pra eles que estão saindo do ensino médio e indo para o ensino superior. Na parte da tarde, focamos em tecnologia, comportamento e rede sociais, para que eles também tenham esses conhecimentos e apliquem no dia a dia. Hoje as profissões comuns estão caindo, hoje eles têm mais vontade de trabalhar com a internet, por esse motivo trouxemos para eles essas palestras. Tivemos o feedback dos alunos que estão gostando bastante e vejo que é um evento que veio para ficar”, comentou o Secretário Municipal da Juventude, Maicon Reis.

 

O diretor da E.E Cultura e Liberdade, o CENE, esteve presente, acompanhando os alunos, e exaltou a iniciativa da Prefeitura e a organização do evento.

 

“Quero agradecer a prefeita Tina pelo ônibus, os lanches e a pipoca cedidos aos alunos. Foram cerca de 900 alunos do CENE participando da Feira Jovem, 400 de manhã e mais 500 à tarde. Agradeço também ao Secretário da Juventude Maicon Reis pelo excelente trabalho. Esse Dia da Juventude é um momento especial. Nossos alunos gostaram demais. Precisávamos mesmo disso em Pompeia. Esses stands que estão montados aqui hoje na Arena são fantásticos para os alunos, principalmente para os alunos do terceiro ano, que tiveram experiências com as faculdades que aqui estão e puderam ter uma ideia do que querem fazer de faculdade. Espero que haja outras edições desse evento para os nossos jovens. Quero agradecer pela palestra do Adalberto também, os alunos adoraram a palestra dele, foi fantástica, pois é um excelente administrador de empresa com uma história de superação, partindo do zero. Muito inspirador para os nossos jovens”, comentou o diretor Freddy Destro.

 

A E.E 17 de Setembro também esteve representada e a diretora Simone Savério fez questão de dimensionar o valor da iniciativa.

 

“Parabenizamos a Iniciativa da Prefeitura, pois é nesse contato, nesse relacionamento, ouvindo pessoas de fora que agregam tudo que a escola trabalha com os alunos em sala de aula, que os alunos crescem ainda mais. Eu acho que eventos como esse da Prefeitura Municipal devem ser copiados por outras secretarias, outras entidades para que os jovens tenham momentos diferentes além do que eles já têm dentro da escola. A escola 17 de Setembro é uma escola em tempo integral, trabalhamos com 230 alunos, hoje temos aqui participando da feira jovem cerca de 200 alunos, já na semana preparamos os pais desses alunos para autorizarem eles a participarem desse evento. Só temos que agradecer a Secretária Municipal da Juventude, a Cozinha Piloto pelos lanches e a prefeita Tina por esse olhar para os nossos jovens”, elogiou a diretora. 


A Feira Jovem – Pompeia 2022 teve a colaboração da Univesp que é uma universidade pública e gratuita que tem grande apoio municipal, da Educomp, que é uma escola de capacitação com cursos técnicos, do SIM, que é o serviço de integração de menores que auxilia os menores na chegada ao mercado de trabalho e o Senai Shuji Nishimura. A Unimar de Marilia e a Faccat de Tupã também participaram com stands. As palestras foram:“Carreira, vocação e qualificação”, ministrada pelo empresário Adalberto Bento;  “Redes Sociais: Oportunidades, monetização e postura”, ministrada pelo mestre em Sociologia da Comunicação e “marqueteiro” Ruan Sales; “Evolução da tecnologia: o que você quer para o seu futuro?”, ministrada pelo empresário Eduardo Moreira; e Relacionamento interpessoal e comportamento, ministrada pela psicóloga clínica e organizacional Eliana Marques.

Prefeitura


Pompeia