Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista

Ciência, Tecnologia e Inovação - Sexta-feira, 03 de Outubro de 2025


Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista

Pompeia deu mais um passo importante em sua consolidação como polo de inovação com a inauguração de um espaço voltado para startups, pesquisa e desenvolvimento.

 

Na manhã de 2 de outubro, às 9h, foi inaugurado o CITAP – Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista, instalado na Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia.

 

A cerimônia contou com a presença de Maurício Syrio e Rodrigo Acioli, representando a FINEP – Financiadora de Estudos e Projeto, Ricardo Nishimura, presidente do conselho de administração do Grupo Jacto, Ricardo Terra, diretor regional do Sesi-SP, Alberto Amorim, secretário em exercício de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP, Franklin Shunjiro Nishimura, presidente do conselho Holding e presidente do conselho curador da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, e Jorge Nishimura, membro do conselho de administração do Grupo Jacto e vice-presidente do conselho curador da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia. Também participaram autoridades municipais, estaduais, lideranças empresariais e representantes da sociedade civil, celebrando o fortalecimento do ecossistema de inovação da Alta Paulista.

 

O prefeito Diogo Ceschim destacou a relevância do marco para a cidade:

 

“O CITAP consolida Pompeia como a cidade Tecnopólis, um polo de inovação e tecnologia que já se tornou referência no Estado de São Paulo. Nosso compromisso é criar um ambiente favorável para novos negócios, oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico, sempre valorizando a educação e o talento da nossa gente”.

 

O Prof. Dr. Elvis Fusco, superintendente executivo da Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, também ressaltou a importância do centro:

 

“O CITAP é um marco para a Alta Paulista. Ele consolida um ambiente qualificado para transformar conhecimento em soluções e desenvolvimento regional, aproximando estudantes, pesquisadores e empresas”.

 

Sobre o CITAP

 

O Centro de Inovação Tecnológica da Alta Paulista (CITAP) é um ambiente de inovação criado na cidade de Pompeia/SP, pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, com o apoio da Finep/Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Grupo Jacto, do Senai-SP, do CIAg e das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo e do Município de Pompeia.

 

Foi o primeiro ambiente formal de inovação da região da Alta Paulista a ser credenciado pelo Governo de São Paulo no Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI).

 

Vinculado a um ecossistema de inovação formado por atores da hélice quádrupla de inovação, o CITAP constitui-se como um indutor de iniciativas de transformação por meio da ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo de base tecnológica.

 

O centro atua como catalisador de oportunidades, promovendo o fortalecimento de empreendimentos inovadores por meio da articulação entre governo, academia, empresas e sociedade civil, ampliando a capacidade regional de inovação no oferecimento de soluções tecnológicas sustentáveis.

 

Com a missão de fomentar pesquisa, desenvolvimento e inovação e estimular o empreendedorismo tecnológico na região, o CITAP promove a conexão entre academia, empresas e poder público, criando condições para novos negócios, transferência de tecnologia e qualificação de talentos. Além disso, atua como articulador do ecossistema local, reforçando a vocação de Pompeia como polo de inovação e indústria de base tecnológica.

 

Prefeitura


Pompeia