Os Conselhos Municipais são órgãos
paritários (representativos da Sociedade Civil e do Poder Público),
constituídos com o objetivo de normatizar, deliberar, consultar, analisar,
fiscalizar e propor as políticas públicas do município, visando a universalização
dos direitos.
A sociedade civil é representada pelas
entidades assistenciais, religiosas, clubes de serviços, sindicatos,
agremiações, e etc. Já o poder público é representado pelos diversos setores da
administração municipal, tais como Educação, Esportes, Jurídico, Finanças,
Assistência Social, Saúde, Meio Ambiente, Administração, Vigilância Sanitária,
etc.
A importância dos Conselhos Municipais
consiste principalmente no fortalecimento da participação democrática da
população na formulação e implementação das políticas públicas voltadas para os
cidadãos com vulnerabilidades e/ou em risco social, tais como, crianças,
idosos, deficientes, pessoas com problemas de toxicodependência, etc.
Esses grupos formalmente organizados
realizam reuniões mensais, bimestrais ou trimestrais, sem remuneração, para
discutir amplamente as questões propostas pelos membros de cada conselho. De
forma democrática e transparente, os representantes votam os temas propostos
para que suas decisões sejam viabilizadas.
Os conselhos - criados por Lei - têm
caráter permanente, no entanto, periodicamente os membros são substituídos, de
acordo com o prazo de seus mandatos estabelecidos nessa Lei de criação.
A sede administrativa dos conselhos,
denominada “Casa dos Conselhos”, está localizada no centro da cidade, na Rua
Santiago Martin Corral, 133, com telefone fixo - (14) 3452-4888 e email: conselhos@pompeia.sp.gov.br, dispondo de toda
infraestrutura necessária para acolher os conselheiros para as reuniões, assim
como aos cidadãos que busquem orientação sobre os serviços prestados.