.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Quinta-feira, 09 de Março de 2017

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Índice de Breteau confirma sucesso de ações de combate à dengue em Pompeia

Diretor da Vigilância Sanitária destaca trabalho de prevenção contra o Aedes Aegypt, refletido em bom desempenho do município em avaliação do índice de Breteau. Pompeia tem um dos melhores índices da região


Índice de Breteau confirma sucesso de ações de combate à dengue em Pompeia

O diretor da Vigilância Sanitária de Pompeia, João Marcelo Destro, conhecido como “Shel”, avaliou o índice umérico de Breteau municipal, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas residências com base no resultado final das visitas dos agentes comunitários.

Essa avaliação é realizada três vezes ao ano por equipes da Vigilância Sanitária e agentes do DHS (Departamento de Higiene e Saúde) e o resultado é um bom indicador sobre o risco de infestação do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a febre amarela. De acordo com João Marcelo, após cada visita domiciliar, o agente registra a quantidade de larvas encontradas e o número de recipientes que podem ser criadouros da dengue. O índice de Breteau é calculado dividindo-se o número de recipientes onde agentes de saúde encontraram larvas do Aedes aegypti pelo número de imóveis visitados.

“Nosso trabalho é diário, mês a mês”, destaca o diretor Shel. “Realizamos um levantamento em janeiro e constatamos o índice de 1.1, considerado baixo e positivo”. Segundo a tabela da Superintendência de Controle de Endemias, SUCEN, algumas cidades vizinhas alcançaram índices de 2.3, 3.9 e até 4.8 – avaliações críticas. “Em Pompeia estamos bem melhor. Saliento também que vários municípios ainda não conseguiram fazer esta avaliação, talvez por falta de tempo”, explica Shel. O diagnóstico a partir dos resultados do índice de Breteau é simples – quanto menor o índice.

Diretor da Vigilância Sanitária destaca trabalho de prevenção contra o Aedes Aegypt, refletido em bom desempenho do município em avaliação do índice de Breteau. Pompeia tem um dos melhores índices da região. O diretor da igilância Sanitária de Pompeia, João Marcelo Destro, conhecido como “Shel”, avaliou o índice numérico de Breteau municipal, que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nas residências com base no resultado final das visitas dos agentes comunitários. Essa avaliação é realizada três vezes ao ano por equipes da Vigilância Sanitária e agentes do DHS (Departamento de Higiene e Saúde) e o resultado é um bom indicador sobre o risco de infestação do Mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como a dengue e a febre amarela. De acordo com João Marcelo, após cada visita domiciliar, o agente registra a quantidade de larvas encontradas e o número de recipientes que podem ser criadouros da dengue.

O índice de Breteau é calculado dividindo-se o número de recipientes onde agentes de saúde encontraram larvas do Aedes aegypti pelo número de imóveis visitados. “Nosso trabalho é diário, mês a mês”, destaca o diretor Shel. “Realizamos um levantamento em janeiro e constatamos o índice de 1.1, considerado baixo e positivo”. Segundo a tabela da Superintendência de Controle de Endemias, SUCEN, algumas cidades vizinhas alcançaram índices de 2.3, 3.9 e até 4.8 – avaliações críticas.

“Em Pompeia estamos bem melhor. Saliento também que vários municípios ainda não conseguiram fazer esta avaliação, talvez por falta de tempo”, explica Shel. O diagnóstico a partir dos resultados do índice de Breteau é simples – quanto menor o índice, menor é a possibilidade de infestação do Aedes Aegypt, ou seja, melhor é a situação do município.

O bom desempenho é reflexo do trabalho da gestão Tina Januário contra o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças. Um mutirão de limpeza percorreu toda a cidade, no mês passado, e recolheu cerca de 100 toneladas de entulho em 44 caminhões. Arrastões contra a dengue também são realizados pelo DHS aos sábados.

“Muitas casas dormitórios ficam fechadas durante a semana, porque as pessoas trabalham o dia todo e só ficam na residência para dormir. Estas casas são visitadas aos sábados. Pompeia conseguiu melhorar seu índice no início deste ano graças ao trabalho de conscientização e limpeza que foi intensificado nos primeiros meses da nova administração”, concluiu Shel. 

 

1870 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.