Administração - Quarta-feira, 15 de Março de 2017

Gestão Tina Januário herda parques infantis em estado de abandono e já planeja reformas

Nova administração garante que todos os parques serão recuperados. Parquinho do JK é um dos mais deteriorados, com brinquedos quebrados há anos.

Há algumas semanas, equipes do setor de obras da Prefeitura visitaram os bairros da cidade registrando as condições de manutenção de parques infantis. O relatório apresentado à prefeita Tina Januário dá conta de que todos os parques foram entregues pela administração passada em estado de abandono, com brinquedos quebrados e enferrujados, representando perigo para as crianças. Com base nesse levantamento, a nova chefe do executivo logo determinou que se realize um estudo dos custos que envolvem a recuperação de todos os parques com a reforma ou substituição dos brinquedos danificados. Apesar das dificuldades financeiras enfrentadas pela prefeitura, em decorrência da dívida milionária herdada da administração passada, há o compromisso de recuperar todos os parques infantis da cidade.

O parque do bairro JK, localizado entre as ruas General Flores da Cunha e Oscar Pedroso Horta, é um dos mais deteriorados – falta até telhas no quiosque e as muretas estão quebradas.

Herança maldita

A nova gestão encontrou 80% da frota municipal deteriorada com metade dos veículos do município parados devido a problemas mecânicos. Os problemas mais comuns eram no motor, pneus “carecas” e latarias amassadas. Um dos carros oficiais utilizados pelo ex-prefeito, comprado por cerca de R$ 100 mil, estava com o motor fundido.

Além da frota sucateada, a administração passada deixou para o novo governo uma dívida de curto prazo superior a R$ 6 milhões. A dívida do DHS foi avaliada em mais de R$ 1 milhão. Só com a empresa fornecedora de tickets alimentação a conta não paga pela gestão passada foi de mais de R$ 400 mil.

Para piorar o cenário, a lista de prédios públicos encontrados em estado de abandono é grande. Não só parques infantis estão deteriorados, também a sede do projeto Tempo Útil foi encontrada com vidros de janelas quebrados, bancos partidos ao meio, paredes com infiltrações, mato alto e chão com piso deteriorado.

O prédio do Centro Dia tinha problema nas calhas, o que fazia com que o excesso de água da chuva vaze para a laje, danificando a pintura e o reboco do prédio. No Anfiteatro, a água escorre pelas paredes e danifica o piso, que é aminado, de madeira, e está oco, necessitando ser trocado. A sacada está acima do nível do anfiteatro e faz com que a água da chuva invada o espaço. O elevador se encontra danificado, sem manutenção. Paredes próximas ao elevador foram construídas com gesso, ao invés de tijolos e cimento, como é habitual. A Cozinha Piloto foi encontrada com muros que há muito não eram pintados, telhas quebradas, vazamentos, infiltrações, estoques vazios e equipamentos sem manutenção.