Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Projeto “expedição investigativa” levou crianças de cinco anos a Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”
Cerca de 40 alunos do pré II do CEMEI Maria Stella de Carvalho Lacombe participaram de uma atividade especial promovida pelas professoras Alzira Dias e Neusa Ubera, na Biblioteca Municipal “Monteiro Lobato”.
Uma das propostas do projeto ”expedição investigativa” é levar as crianças à biblioteca para que tenham contato com uma grande diversidade de autores e livros, tendo a oportunidade de escolher as obras que mais lhes atraem.
A outra é justamente investigar as preferências literárias dos pais das crianças, como uma forma de envolver a família no processo de aprendizagem, resgatando livros importantes para os pais que também podem interessar aos filhos.
“Queremos saber qual é o gosto dos pais. O que eles liam, o que ainda gostam de ler, se tinham acesso a livros, ou não. Com base nisso nós vamos selecionar algumas obras que serão trabalhadas em sala de aula, e queremos contar com a ajuda da família”, destacou a professora Alzira Dias.
Na biblioteca, as crianças que ainda não sabem ler se encantaram com os livros ilustrados. As principais escolhas foram os livros sobre animais, contos de fadas, e até um livro com histórias de Shakespeare.
“Nosso projeto se desdobra com o trabalho em sala de aula, em que nós vamos iniciar a leitura de poesias da Cecília Meirelles, uma autora importante da nossa literatura que tem alguns textos muito bonitos e interessantes que podem ser compreendidos pelas crianças, com a nossa ajuda”, acrescentou Alzira.
Já a professora Neuza Ubera destacou que o trabalho com as crianças é diário, e que as crianças têm respondido muito bem aos estímulos. “Nós da educação infantil estamos estimulando as crianças com livros ilustrados, para que eles tenham esse contato, manuseiem os livros do jeito deles e cresçam com esse gosto pela leitura. Estamos ensinando para eles, diariamente, a importância de ler e de cuidar bem dos livros e as crianças têm demonstrado bastante interesse. Eles gostam dos livros e adoraram essa visita”, concluiu Neuza.
.
.
.
.