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Os professores passaram por duas capacitações neste ano e tiveram 3 dias de palestras e oficinas de planejamento nesta semana.
As aulas da rede pública municipal de ensino retornam nesta quinta, dia 1º de fevereiro, e a equipe da Educação já está preparada para recepcionar os alunos. Os professores passaram por duas capacitações neste ano e tiveram 3 dias de palestras e oficinas de planejamento nesta semana. Além disso, as apostilas de Português e Matemática do Pacto Nacional Pela Alfabetização Na Idade Certa, PNAIC, já chegaram. Segundo o gestor da pasta, Adriano Nascimento, o material otimiza o processo de ensino e aprendizagem. “Nossa rede já trabalhava com a apostila de Português e agora estamos recebendo também as apostilas de Matemática, o que além dos benefícios pedagógicos evidentes, também nos proporcionará uma economia importante em fotocópias, uma vez que cada aluno terá seu material, já desde o início do ano”, comentou Adriano.
Ainda de acordo com Adriano, graças ao trabalho da equipe de suporte pedagógico, liderada pela coordenadora Dinorá da Silva, Pompeia está adiantada em relação às metas estipuladas pelo governo federal para a educação infantil. A adoção de novos parâmetros e de uma base curricular deve acelerar o processo de alfabetização das crianças. “Nossos alunos da educação infantil terminarão o primeiro ano escolar já praticamente alfabetizados. O objetivo desse novo pacto é que até o segundo ano, todos os alunos estejam alfabetizados. A intenção é promover um salto na educação nacional”, destaca.
As ações de formação tanto do Pnaic quanto do Programa Novo Mais Educação têm por objetivos garantir que todos os estudantes dos sistemas públicos de ensino estejam alfabetizados, em Língua Portuguesa e em Matemática, até o final do 3º ano do ensino fundamental, além reduzir a distorção idade-série na Educação Básica, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e contribuir para o aperfeiçoamento do desempenho dos professores.
O foco das ações do Pacto serão os estudantes da pré-escola e do ensino fundamental, cabendo aos professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e gestores públicos uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade.
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