Educação - Sexta-feira, 27 de Julho de 2018

Professores da rede municipal têm semana intensa de capacitação e planejamento para a volta às aulas

As aulas da rede pública municipal de ensino retornam nesta segunda, dia 30 de julho e a equipe da Educação já está preparada para recepcionar os alunos. Os diretores passaram por treinamentos de liderança, com palestras de psicólogos abordando a importância da comunicação e os professores participaram de reuniões de replanejamento, abordando a nova Base Nacional Comum Curricular e os desafios da Educação Municipal.

Nesta sexta-feira (27), finalizando a intensa semana, professores e diretores participam de uma série de palestras e treinamentos. O evento teve início com a apresentação da prestação de contas pelo responsável da Educação, Adriano Nascimento. Em seguida, as psicólogas Cláudia Bento e Anay Gamero discorreram sobre o tema “Quebrando barreiras e escolher para aprender”. Logo após, foi iniciado o replanejamento do ensino infantil e fundamental, com as coordenadoras Maria José Januário Colabono e Raquel Relvas. Os responsáveis pelo programa “União faz a vida”, palestraram sobre a sensibilização da estrutura e apresentaram os resultados nacionais e locais do projeto. O palestrante Rafael Rodrigues finalizou o dia com uma conversa sobre Educação Financeira.

“Nossos professores são a linha de frente do sistema educacional. Com certeza vamos colher bons frutos desse investimento realizado em cursos de formação, palestras de capacitação e oficinas. Profissionais preparados e motivados fazem a diferença em suas áreas, e na educação essa realidade é evidente”, comentou o gestor da Educação, Adriano Nascimento.

Ainda de acordo com Adriano, graças ao trabalho da equipe de suporte pedagógico, liderada pela coordenadora Dinorá da Silva, Pompeia está adiantada em relação às metas estipuladas pelo governo federal para a educação infantil. A adoção de novos parâmetros e de uma base curricular, que não havia em governos anteriores, está acelerando o processo de alfabetização das crianças. Além disso, as cerca de 800 crianças matriculadas nas três escolas de Educação Infantil de Pompeia passaram a contar, em 2018, com aulas semanais de inglês. A novidade anunciada pela administração da prefeita Tina Januário é uma ideia ousada, inédita na região e viabilizada em pouquíssimas cidades do país.

“Nossos alunos da educação infantil terminarão o primeiro ano escolar praticamente alfabetizados e já com uma base da língua inglesa. A intenção é promover um salto na educação municipal”, destaca.

As três EMEFs e os três CEMEIs de Pompeia estão preparados para receber os mais de 2 mil estudantes que retornam das férias. “A nova organização escolar, melhorias na estrutura das escolas e na capacitação dos profissionais são prioridades da gestão da prefeita Tina Januário. Tudo é pensado para garantir a qualidade do ensino e para que as escolas sejam um ambiente acolhedor para as nossas crianças e adolescentes”, comenta o secretário de educação, Adriano Nascimento.