.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De segunda à sexta das 9:00 às 16:00 horas

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Saúde - Terça-feira, 30 de Outubro de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

DHS alerta sobre o aparecimento de escorpiões

Peçonhento se desaloja com o excesso de umidade ou de calor.


DHS alerta sobre o aparecimento de escorpiões

O Departamento de Higiene e Saúde, através do setor de Vigilância Sanitária, orienta a população para evitar o contato caso seja encontrado escorpiões. Já se sabe que o aparecimento da espécie acontece com maior intensidade entre a primavera e o verão, período propício para a reprodução, e momento de saída para a procura de insetos como grilos e baratas, suas principais fontes de alimentação. Outro fator determinante nas aparições são as chuvas que têm ocorrido nas últimas semanas, fazendo com que o animal saia do seu esconderijo em busca de ambientes mais secos.

Segundo o Ministério da Saúde, não há dedetização eficaz contra este animal peçonhento. De acordo com o Manual de Controle de Escorpiões, dedetizar um ambiente a fim de exterminá-los, faz com que os animais se desalojem, mas permaneçam vivos, aumentando os riscos. “Com a aplicação pulverizada do produto, os animais se movem para regiões de superfície, onde não há veneno, e a possibilidade de acidentes aumenta. Por isso, orientamos a população que caso encontre um escorpião em casa, ligue para a Vigilância que nós vamos recolher o animal, e passar as devidas orientações ao morador”, destacou João Marcelo Destro “Shell”, diretor da Vigilância Sanitária.

“Em caso de picada, a pessoa deve ser levada o mais rápido possível para o Pronto Atendimento ou Hospital de referência, onde os profissionais são capacitados para o atendimento e há soro antiescorpiônico disponível”, pontuou Luciana Martessi, Enfermeira do setor de Epidemiologia.

Telas, seja em entradas de esgoto, nas janelas ou ralos do tipo abre/fecha, soleiras em portas ou até mesmo manter o quintal sempre limpo, livre de entulhos, acúmulo de madeira e tijolos, são algumas das medidas que evitam a proliferação do escorpião.

A Vigilância ressalta ainda seu compromisso no combate a pragas urbanas e solicita aos moradores que denunciem, caso vejam algum desses animais, através do telefone 3405 2806.

335 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura de Pompeia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.