.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Ministério da Saúde autorizou o uso do imunizante da farmacêutica BioNTech para completar esquema vacinal; terceira dose também é ofertada
O DHS de Pompeia ainda aguarda nova remessa do imunizante da fabricante Oxford/AstraZeneca para dar sequência a aplicação da segunda dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com o esquema vacinal em atraso, que receberam a primeira dose entre os meses de junho e julho. O atraso é responsabilidade do Governo Federal e diversas cidades do Estado e do país enfrentam o mesmo problema.
Para remediar a situação, uma nova medida está sendo adotada, com o aval do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, que permite que o esquema vacinal seja completado com o imunizante da Pfizer. Vale ressaltar que esta escolha fica a critério do vacinado, que pode optar por aguardar a chegada das doses da AstraZeneca.
“Nosso município seguiu as orientações do Ministério da Saúde, que em março determinou que não fosse feito estoque de vacinas para a segunda dose. A determinação foi clara ao aconselhar que todas as doses de vacinas disponíveis fossem aplicadas como primeira dose, e foi isso que fizemos, imunizando urgentemente outros públicos com a 1º dose”, explicou a enfermeira epidemiológica do município, Adriana Fernandes Parra.
A expectativa da autarquia é que a entrega das doses da vacina AstraZeneca seja normalizada nos próximos dias. “O adiamento da aplicação da segunda dose para além dos 90 dias não compromete a eficácia da vacina”, pontuou a enfermeira.
“O atraso não é exclusivo de Pompeia. Estamos vendo isso acontecer em todo o país. Temos feito todas as solicitações junto ao Departamento Regional de Saúde de Marília, a fim de garantir a segunda dose da vacina aos pompeenses. Assim que recebermos as vacinas, retomaremos a imunização deste público”, completou Adalberto de Oliveira Bento, superintendente do DHS.
Cronograma de Vacinação
Quem deve procurar a Unidade de Saúde neste momento:
- Cidadãos de 65 anos ou mais que foram vacinados com a segunda dose há 6 meses completos, para completarem o esquema vacinal com a terceira dose;
- Cidadãos que foram vacinados com a primeira dose do imunizante Pfizer/BioNTech há dois meses completos;
- Cidadãos que foram vacinados com a primeira dose do imunizante AstraZeneca/Oxford há mais de três meses completos, e que queiram completar seu esquema vacinal com a vacina Pfizer da farmacêutica BioNTech;
.
.
.
.