.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Objetivo da iniciativa do Departamento de Higiene e Saúde foi orientar o público sobre métodos de prevenção
Trabalhadores da empresa Tavejho receberam na última sexta-feira (3) uma palestra sobre DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) promovida pelo DHS de Pompeia.
Cerca de 30 funcionários assistiram a palestra. Para a diretora da empresa, Verônica Bonacasata Martins, é importante informar e esclarecer a população mais carente. "São pessoas humildes e acabam tendo vergonha de falar sobre o tema ou perguntar sobre DSTs nos postos de saúde. Promover a palestra dentro da empresa ajuda a suprir essa falta de informação e orientação”.
Temos mais homens em nosso quadro de funcionários, mas depois eles repassam as orientações para as esposas e famílias”, explica. Na opinião da auxiliar de laboratório, Tatiana Bonacasata Martins, a palestra foi esclarecedora e colaborou para a conscientização sobre o tema.
A palestrante Daiane Carles, enfermeira do posto de saúde de Paulópolis, informou que o tema DSTs foi escolhido devido a sua relevância e preocupante atualidade.“Os casos de doenças sexualmente transmissíveis aumentaram na região, nos últimos anos. Por isso, resolvemos intensificar as campanhas de orientação, para que as pessoas se previnam, tenham cuidado. Infelizmente, essas doenças também acometem gestantes, e muitas vezes afetam os bebês”, alerta.
O tratamento para portadores de DSTs é gratuito nas unidades de saúde do município.
Os cidadãos podem fazer testes rápidos para HIV, sífilis e Hepatites B e C. Esses exames demoram apenas 15 minutos para ficar prontos e o paciente já vai para casa orientado. No caso do HIV, os sintomas iniciais são gripes persistentes, fraqueza, dor no corpo, dor de cabeça e falta de apetite. Mas existem casos de pacientes infectados que não apresentam sintomas por um longo tempo”, informa.
Exemplos de doenças
As DSTs são doenças causadas por vírus, bactérias ou outros micróbios que são contraídos, principalmente, por meio de relações sexuais sem o uso de preservativo com pessoa infectada. Geralmente essas doenças se manifestam através de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. Usar preservativos é o método mais eficaz para a redução o risco de transmissão de doenças, em especial do vírus da Aids, o HIV. Outra forma de infecção pode ocorrer pela transfusão de sangue contaminado ou pelo compartilhamento de seringas e agulhas. A Aids e a sífilis também podem ser transmitidas da mãe infectada, sem tratamento,para o bebê durante a gravidez ou no parto.
.
.
.
.