Saúde - Terça-feira, 23 de Maio de 2017

‘Saúde em dia’: após 2 anos de espera, mãe pompeiana consegue ‘ressonância’ para filha

Um dos destaques dos primeiros meses daadministração Tina Januário, o programa “Saúde em Dia” tem se mostrado eficiente em acabar com a longa fila de espera para exames e consultas que afligia a população de Pompeia. O investimento do governo municipal em parcerias com hospitais privados da região para intensificar e agilizar a realização de exames de alta complexidade é comemorado por cidadãos que finalmente conseguiram ser atendidos pelo SUS.

Mãe de três filhos, a pompeiana Luciane conta ter esperado 2 anos por uma ressonância para sua filha Eloá. A menina foi vítima de uma falta de oxigenação no cérebroquando tinha apenas 1 ano e 6 meses. Segundo Luciane, só agora, com a nova gestão, ela enfim recebeu a atenção necessária da rede de saúde municipal. “Antes era muito complicado. Eu fui por diversas vezes até o DHS, mas sempre ouvia ‘não’ como resposta. Não mostraram interesse pelo meu problema. Só me diziam que não era possível, pois precisava de sedação e aí arquivavam. Já com a atual administração, em março deste ano minha filha fez o exame, que por sua complexidade, foi realizado em Bauru.Finalmente,recebi o resultado do exame da minha filha. Hoje, ela tem acompanhamento neurológico de três em três meses, graças a um convênio feito pela prefeita entre o DHS e a Unimar”, declarou.

Até janeiro deste ano, mais de 2000 cidadãos aguardavam na fila de espera para exames e consultas. Hoje, a fila está praticamente zerada. Para a prefeita Tina Januário, os resultados de cinco meses de trabalho intenso em prol da saúde são notórios. “Os convênios que firmamos com hospitais privados para a realização desses exames de alta complexidade em regime de urgência surtiram efeito. O programa “Saúde em Dia” é um sucesso, não só pelos números, mas mais importante, pelo bem que tem feito a essas pessoas que esperaram tanto tempo na fila. Essa é a nossa prioridade: melhorar a vida das pessoas, investindo especialmente em saúde”. A prefeita destacou que a saúde do município já está reestruturada, organizadae renovada. “Não faltam mais remédios. Muitos já nem precisam ir até a farmácia, recebendo os medicamentos com o programa ‘Remédio em Casa’. Até julho teremos zerado a fila para exames e consultas, com o ‘Saúde em Dia’. Esses são bons indicadores de que a Saúde de Pompeia já vive um novo momento”, concluiu a prefeita.