Saúde - Segunda-feira, 05 de Junho de 2017

Nutricionista da Cozinha Piloto realiza palestras na Escola Estadual “Cultura e Liberdade”

A nutricionista da Cozinha Piloto de Pompeia, JociélenBertonzini, foi convidada pela direção da Escola Estadual Cultura e Liberdade para ministrar palestras para os alunos sobre a importância do consumo de proteínas e vegetais na alimentação. O objetivo principal foi alertar os estudantes para os riscos da alimentação desregrada. Cerca de 60 estudantes participaram dos encontros com a nutricionista que além de recomendações nutricionais, também falou sobre desperdício, doenças derivadas da má alimentação, entre outros assuntos.

Segundo a nutricionista, a merenda preparada pela cozinha piloto e servida nas escolas de Pompeia contempla bem a necessidade de alimentação balanceada dos adolescentes.“A merendaservida para os alunos é balanceada, bem nutritiva, diversificada, inclusive com a opção de frutas, como sobremesa. Mas muitos acabam optando por alimentos que não são saudáveis. As crianças às vezes deixam de comer a merenda que é muito mais nutritiva para comer salgadinhos ebeber refrigerantes, que não têm nutrientes e fazem mal à saúde”, comentou a nutricionista.

Os estudantes foram alertados para o risco do consumo excessivo de alimentos não saudáveis. “Isso pode ocasionar obesidade, hipertensão, diabetes, vários outros tipos de problemas que muitas vezes podem até demorar para aparecer.Por isso é importante a conscientização nessa fase da adolescência, quando os alunosestão se desenvolvendo e ainda tem tempo para preveniros problemas por meio de uma alimentação adequada”, acrescentou Jocielen. Ainda segundo a nutricionista, alimentos saudáveis costumam ser aqueles extraídos da terra – vegetais, frutas, legumes e também aqueles ricos em proteínas, como carnes, ovos, leites e derivados. “Eu oriento sempre as pessoas a experimentarem. Terem a curiosidade de comer alimentos novos, se arriscando a não comer apenas o que é mais comum, o que é mais gostoso”, concluiu.