Saúde - Terça-feira, 06 de Junho de 2017

USF “Elysio Prado Moreira” promove palestra para gestantes e lactantes

USF “elysio prado moreira” promove palestra para gestantes e lactantes

USF “Elysio Prado Moreira” promove palestra para gestantes e lactantes

A Unidade de Saúde da Família “Elysio Prado Moreira”, localizada na rua Epaminondas de Toledo Pizza, promove evento destinado a gestantes e lactantes, com palestras que acontecerão mensalmente, visando destacar os benefícios da opção pelo parto natural. Segundo a enfermeira Luciana Martessi, a incidência do parto normal tem crescido em Pompeia, mas ainda assim continua abaixo do recomendado pelos órgãos de saúde. Pesquisas apontam que 86,33% dos partos são cesáreas, quando o índice aceitável, de acordo com a OMS, é de 30%. "Nós como profissionais de saúde, vemos a necessidade de incentivar o parto normal, porque devido à falta de informação, muitas mulheres chegam até a unidade já pensando na cesárea. Nossa intenção é levar esclarecer, ajudar a diminuir o medo que muitas têm, para que possa haver essa mudança”, disse.

A orientação que possibilita a troca de experiências e conhecimentos aconteceu no auditório da Unidade de Saúde, que conta com aproximadamente 20 gestantes participantes. Além da palestra, no final as mamães receberam um café da tarde. As palestras da USF “Elysio” abordam temas como a importância do pré-natal, modificações corporais e emocionais, sintomas comuns na gravidez, alimentação saudável, cuidados de higiene, cuidados com as mamas, importância do aleitamento materno, o parto e o puerpério. Segundo Mirela Volponi, uma das enfermeiras que organiza os encontros, a gestação é um período de adaptação que gera ansiedade na mulher.“Um dos nossos objetivos é oferecer acolhimento, ouvir e orientar as gestantes”, comentou Mirela.

Para Rosana Cesário da Silva, uma das mães que participa dos encontros, as palestras são muito valiosas para as mães de primeira e segunda viagem. “Neste momento tão importante da mulher, é muito bom ser acolhida, ouvir, ser ouvida, então, venho para os encontros, tiro minhas dúvidas e percebo que outras mães estão na mesma situação”, disse. Ela foi premiada em um sorteio pela USF. A lembrança foi cedida por Márcio Liberato, do projeto Árvore da Cidadania.

A prefeita Tina Januário destaca a preocupação da atual gestão com a saúde da mulher, da mãe e dos futuros pompeianos que estão por vir.  “Nós fizemos um belo trabalho no passado, e agora como prefeita, campanhas como esta nos conduzem a um trabalho ainda mais cuidadoso e dedicado. Quando começamos, lá atrás, conseguimos grandes resultados, por isso é mais do que necessário dar toda atenção ao nosso bem mais precioso que é a vida. E essa vida começa na gestação”, observou ao ponderar sobre a importância do trabalho com as mães gestantes.