Saúde - Segunda-feira, 13 de Setembro de 2021

Governo Municipal inaugura nova UBS no Primavera

Unidade Básica de Saúde que leva o nome da saudosa “Marli Martins” foi inaugurada na noite de sexta-feira (10) e já atende a população

O Governo no Município de Pompeia inaugurou na noite da última sexta-feira (10) a nova Unidade de Saúde do Jardim Primavera, na zona oeste da cidade. A prefeita Tina, o vice França, os vereadores Pida, Café, Jorginho, Kadu, Plínio, Cláudia Bento e Diogo Ceschim prestigiaram a cerimônia. O superintendente do DHS, Adalberto Bento, fez uso da palavra e destacou a importância do evento, que é o primeiro do calendário de inaugurações do aniversário de 93 anos de fundação do Município.

“Desde que assumimos o DHS, em abril do ano passado, essa já é a sexta obra que entregamos. Já são 3 unidades de saúde: a UBS “Angelina Paulon Oliva”, no Centro/Vila Pirajá; a UBS “Valdir Alves Pereira”, no Bandeirantes; e agora a UBS “Marli Martins”, no Primavera. Também entregamos o Centro de Especialidades de Paulópolis, a nova sede do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) e a nova sede do Departamento de Higiene e Saúde. É muito bom ver o fruto de meses de trabalho em conjunto. É dia de aplaudir todos os envolvidos, toda a equipe vencedora do DHS, e todos os amigos de diversos setores da Prefeitura que foram essenciais para que alcançássemos mais essa conquista. A população merece! Graças a Deus, que nos deu saúde e coragem, a pandemia da COVID-19 não nos parou. Levamos essa triste crise sanitária muito a sério desde o começo, fizemos tudo que era possível e da melhor forma, com união. Tivemos perdas que lamentamos, mas persistimos, trabalhando para proteger a todos e para que nossa cidade seguisse progredindo. Parabenizo nossa prefeita Tina pela liderança, pelo exemplo, pela direção e motivação que move todos os setores do governo a buscarem sempre se superar. Graças ao seu trabalho, Pompeia está cada vez melhor!”, discursou Adalberto Bento.

Tina, que era amiga pessoal da homenageada, testemunhou emocionada sobre o caráter e o legado deixado por Marli Martins, que faleceu ainda nova, aos 56 anos, em 2017.

“Nunca vi a Marli alterar a voz. Era de uma delicadeza, assim como as filhas. Eu não tive dúvida quando chegou o momento de inaugurar um posto de saúde no Primavera, para atender essa demanda, para atender as nossas famílias do Primavera, em dar o nome da Marli. Não tive dúvidas. O pai da Marli mora aqui do lado, a família da Marli mora aqui no Primavera, então eles vão procurar um posto com o nome da filha, da irmã. Sua mãe era uma grande amiga, eu senti muito a morte da Marli, foi muito nova, muito rápido. Mas tenho certeza de que ela está na paz de Cristo”, disse a prefeita que também comentou sobre o investimento no bairro.

“Nós fizemos essa Unidade com muita responsabilidade, pois não é só levar um posto de saúde, você tem que ter uma nova equipe trabalhando, há custos, tem que dividir a demanda, mas aqui é um bairro muito populoso, aqui tem mais de 2.000 pessoas morando e cada vez mais o bairro está maior. Agora, graças a Deus, a CDHU vai assumir a construção das casas populares, um problema sério, um convênio que desde 2012 vem sendo arrastado pelo Governo Federal, mas que agora vai ser concluído. Ao lado do Ginásio de Esportes, vamos inaugurar uma área de lazer, vamos licitar. Já tem o parque, mas vai ficar muito bonito, vamos iluminar, vai ficar muito bonito lá e irá receber o nome da "Kekeu" e da sua filha, que infelizmente faleceram pela COVID-19. Nessa hora, temos que homenagear os que se foram para não esquecer dessa tragédia que infelizmente nos abateu de surpresa. A USF Flávio Faria Jordão, lá no Tufic, é uma das unidades com maior população atendida, e agora que irá dividir, será mais rápido para todos, vai ser muito bom. Melhorar cada vez mais é o que a gente busca fazer para a população de Pompeia. Que Deus abençoe a todos vocês”, finalizou

A UBS que passa a atender mais de 2 mil usuários dispõe de consultório médico, sala de enfermagem, sala de procedimentos, sala de vacinas, copa e sala para armazenamento de materiais, além de banheiros feminino e masculino com acessibilidade.