Saúde - Sexta-feira, 20 de Janeiro de 2017

DHS firma parceria com curso de medicina da unimar

O superintendente do DHS (Departamento de Higiene e Saúde) de Pompeia, Rogério Teixeira Barbosa, o Pida, se reuniu com o corpo docente do curso de medicina da Unimar (Universidade de Marília). O objetivo foi firmar parceria para um melhor atendimento nas unidades de saúde do município.

"A Unimar empresta seus alunos para residência e acompanhamento em nossos postos de saúde, junto com enfermeiros e médicos contratados da Prefeitura, e também nos cede exames e consultas especializadas, das quais Pompeia ainda não dispõe", explica Pida.

Segundo o coordenador do curso de medicina da Unimar, Heron Fernando de Sousa Gonzaga, a parceria começou na gestão do ex-prefeito Vinho Januário. "Mais de 12 alunos do quinto ano do curso vem estagiar em Pompeia, que é um município privilegiado por ser o único fora de Marília com essa parceria. Minha família é de Pompeia e fico lisonjeado em poder contribuir com a saúde local", informa.

Com a nova administração, da prefeita Tina Januário, a tendência é que a parceria seja aprimorada. "Nossos alunos são divididos em estágios, sempre supervisionados. Aumentamos o número de residentes aqui em Pompeia, porque futuramente eles podem trabalhar na cidade. Gostaríamos de ajudar e melhorar a rede municipal de saúde", complementa.

Para a professora do curso de medicina, Tereza Laís Menegucci Zutin, o aluno precisa conhecer na prática o SUS (Sistema Único de Saúde) antes de se formar. "Hoje não podemos formar um aluno sem que ele conheça ou esteja inserido numa USF (Unidade Saúde da Família). E essa parceria em Pompeia vem fortalecer ainda mais esse conceito que o aluno precisa ter da atenção primária em saúde", conclui.